Olá, quero lhe contar um pouco sobre mim…
Desde cedo percebi que me interessava em observar as pessoas, em tentar entendê-las. Aos poucos amadureci o desejo de ser médica e psiquiatra, e aos 17 anos me vi iniciando este projeto, na Escola Paulista de Medicina (EPM), da Universidade Federal de São Paulo.
Ainda durante a faculdade eu percebi que me interessava pela relação entre doença psiquiátrica e saúde física, e pela forma como as pessoas mantinham sua saúde mental mesmo nas adversidades. Como se manter bem na vivência de graves sintomas psiquiátricos? E como se manter bem quando se está tratando alguma doença física? Como sobreviver psiquicamente bem aos atropelos da vida? São perguntas que sempre me instigaram…
Já dentro da residência de Psiquiatria, também na EPM/UNIFESP, percebi que a área de Interconsulta era perfeita para o que eu buscava, pela interface que tem com a Saúde como um todo. Logo percebi que além de cuidar de pacientes, ajudar os profissionais também era fundamental para promover qualidade e segurança no atendimento de todos.
No meu currículo, disponibilizado abaixo, pode-se ver que me dediquei a criar serviços de saúde mental em hospital geral e que desenvolvi pesquisas para estudar como ajudar os pacientes em internação no hospital; que me dediquei a trabalhos envolvendo pacientes idosos, pacientes com câncer, transplantados, com doenças hematológicas, e várias outras doenças.
Infelizmente, depressão e ansiedade são quadros extremamente comuns no contexto das doenças clínicas. Foi sobre estes temas que desenvolvi meu mestrado, doutorado, ambos na EPM/UNIFESP, e depois meu pós-doutorado. Este último título me dediquei a buscar em outra instituição, para ampliar minha experiência, e fui ser pesquisadora na Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos.
Para me manter atualizada, e presente na formação médica, atuo desde 2003 na EPM/UNIFESP, onde sou médica e professora, e coordeno o Serviço de Saúde Mental do Hospital Universitário. Além disso, tenho meu consultório particular, que abri em 1995, e no qual tenho tido a gratificação de ajudar pessoas que me procuram.
Minha missão, como médica psiquiatra, é oferecer o atendimento mais humano possível diante da singularidade de cada um.
Minha visão, em foco, é conseguir promover a melhor qualidade de vida que eu puder ajudar o paciente a ter, sempre tendo como principal valor a Ética.
(Global Mental Health Movement)